Atalaia mantém tradição e ergue dois Mastros de São Sebastião

Festa religiosa é marcante na comunidade
Ascom/Wagnevilton Ferreira

A comunidade do bairro da Atalaia, em Canavieiras, promoveu, nesta terça-feira (12), por mais um ano, a homenagem a São Sebastião, com a levada dos mastros em homenagem ao Santo. Diferente dos festejos realizados no centro da cidade e no povoado do Estreito, na Atalaia são carregados e fincados na praça da Igreja de Santo Antônio os mastros da crianças e dos adultos.

Agora, o Mastro São Sebastião permanece na praça até o dia 20 de janeiro. Pela manhã, a partir das 9 horas, é servido um café da manhã e logo em seguida os homens saem para a mata, na busca de uma árvore para o mastro. À tarde, o mastro é ornamentado pelas mulheres da comunidade, até ser carregado às 20 horas.

Nesta terça-feira, também foi celebrada a Palavra de Deus na Capela de Santo Antônio, realizada, também, como homenagem póstuma de sétimo dia pela morte de uma moradora. Após a erguida dos mastros, os festejos foram animados pelo Grupo Sambaê (Sambão do Camarão) e apresentações do “Boi Duro”.

História - Essa tradição remonta aos 150 anos, quando um “pau” retirado da mata para o cortejo de São Sebastião – do cais do porto à Capelinha – apareceu boiando no rio no dia seguinte. Acreditando ser um aviso divino, os moradores resolveram realizar a festa com o cortejo e ergueram o mastro no meio da praça.

Os historiadores contam uma versão da história da Puxada do Mastro de São Sebastião na Atalaia, que teria acontecido em função de uma disputa política partidária. Como o chefe político não teria permitido o desembarque do mastro na cidade, o teriam jogado no rio Pardo e ele seguiu com a maré até encalhar em frente ao porto da Atalaia, onde apareceu boiando e em pé, daí o começo da tradição.

E, assim, a população passou a comemorar São Sebastião no dia 20 de janeiro, iniciando com a celebração de uma novena, a partir do dia 12, data em que o pau do mastro foi encontrado boiando. Apesar dos festejos profanos, o Santo é bastante reverenciado pela comunidade, que participa ativamente das cerimônias religiosas.

Estreito - No Povoado do Estreito, também em Canavieiras, São Sebastião também é festejado no período de 11 a 20 janeiro, com uma novena na Capela de São Sebastião. No dia 20, data da comemoração, será realizada uma alvorada com fogos às 5 horas; às 8h30min, uma procissão percorre as ruas do povoado e, em seguida, é feita a elevação do mastro e celebrada Missa Solene. Às 16 horas é realizado o tradicional leilão, com renda revertida para a Igreja de São Sebastião.

Os festejos a São Sebastião tiveram início no dia 6 de janeiro, com a descida do Mastro do ano anterior. Já a programação religiosa começou na segunda-feira (11), com a novena. A cada noite (19h30min) é apresentado um tema diferente do Evangelho para meditação, sob a responsabilidade das diversas famílias da região.